Casos de uso Mining

Google proíbe extensão de mineração de Bitcoin no Chrome

Postado por em 4 de abril de 2018 , marcado como , , ,

Em um esforço para impedir que sites maliciosos usem o poder de processamento de computadores individuais para minerar Bitcoin e demais criptomoedas – sem o consentimento do proprietário – o Google está bloqueando todas as extensões que incluem scripts de mineração na Chrome Web Store.

Google proíbe mineração de criptomoedas no Chrome

(Foto: Pixabay)

Na prática, a atividade de mineração não causaria riscos ao seu computador, mas pode aumentar o consumo de energia e sobrecarregar o processamento; consumindo os recursos da CPU e causando lentidão e superaquecimento.

Além do mais, eles são facilmente camuflados em extensões de navegador que são descritas como algo útil e não nocivo para o usuário, como desativar automaticamente as guias de som.

O Google informou que anteriormente permitia extensões que usavam criptmoedas como o Bitcoin, desde que fossem projetadas especificamente para este fim e explicitamente declaradas sua intenção de uso.

No entanto, foi descoberto que cerca de 90% das extensões que incluem scripts de mineração não estava seguindo a regra imposta, o que levou a gigante da tecnologia a banir totalmente as extensões de mineração.

Isso deve prevenir que os computadores de algumas pessoas ganhem dinheiro para desenvolvedores habilidosos sem o consentimento do proprietário. Porém não evitará que sites executem scripts de mineração em seu próprio código.

As alterações entrarão em vigor imediatamente, enquanto que as extensões de mineração existentes na loja serão excluídas até o final de junho.

Como bloquear sites que usam o seu PC para minerar Bitcoin e outras criptomoedas sem o seu consentimento?

Para evitar que o seu computador seja minerado sem o seu consentimento, a seguir você encontrará algumas medidas que podem garantir a integridade da sua máquina e evitar a sobrecarga.

Extensões de bloqueio

Extensões como No Coin, ScriptSafe e No Mining são muito úteis para os usuários do Google Chrome. Para os adeptos do Mozila Firefox, duas alternativa para bloquear sites mineradores são NoScript e Mining Blocker.

Navegador Tor

O Tor é um exemplo de navegador de internet focado em segurança e privacidade, não permitindo que scripts sejam rodados, por padrão. Dessa forma, seu nível de segurança aumenta sem, no entanto, precisar de recursos adicionais no computador.

Edição do arquivo Hosts

Uma outra maneira de impedir a localização da sua máquina para mineração de Bitcoin pode ser feita através da edição do arquivo Hosts.

Sem qualquer tipo de instalação, você consegue impedir o acesso ao endereço que gera a moeda virtual para todos os aplicativos do seu computador.

A grande questão desse método é que a medida que os sites desenvolvem outros endereços e técnicas você precisará atualizar o arquivo Hosts, o que pode não ser tão eficaz a longo prazo.