Tecnologia

EOS conquista 1º lugar em índice que avalia redes de blockchain

Postado por em 25 de junho de 2018 , marcado como , , , ,

Um grupo de pesquisa ligado ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) divulgou sua mais recente avaliação sobre as redes blockchain.

EOS conquista 1º lugar em índice que avalia redes de blockchain

(foto: Pixabay)

Segundo a classificação, a recém lançada rede EOS alcançou o primeiro lugar; seguido pelo Ethereum e NEO. Esse é o segundo ranking desde que o índice foi lançado, em maio.

Notavelmente, o Bitcoin, a maior criptomoeda por capitalização de mercado, foi classificado fora do top 10, em 17˚ lugar – o que representa uma queda, se levarmos em consideração o 13˚ posição da lista anterior.

No entanto, o projeto se propõe a medir 30 redes de blockchain mais populares, com base em suas capacidades tecnológicas e casos de usos, não em aspectos relacionados à sua avaliação financeira.

De acordo com o site do índice, o objetivo da lista é “avaliar o nível de desenvolvimento global da tecnologia de cadeia pública, para entender com precisão a tendência do blockchain”.

Ajustes pelo caminho

O posicionamento do EOS no primeiro lugar pode ser visto como algo controverso, já que desde que o projeto entrou em operação quase imediatamente encontrou problemas com transações que forçaram os desenvolvedores a fazer uma correção rápida.

Apenas alguns dias antes do lançamento, a EOS também viu sérios bugs apontados por uma empresa chinesa de segurança, que solicitou a emissão de patches urgentemente.

O relatório disse que as brechas no código da EOS pode expor os nós aos invasores, deixando-o vulnerável para que invasores assumam o “controle total” das transações”.

Na sua avaliação, a equipe de pesquisa deu ao EOS 102 pontos por tecnologia fundamental, 15,4 pontos por aplicabilidade e 44,1 pontos por inovação.

Enquanto isso, o Ethereum – uma plataforma conhecida por sua funcionalidade de contratos inteligentes – teve uma pontuação de tecnologia fundamental menor (85,2 pontos), porém melhor desempenho em aplicabilidade (24,9 pontos).

Sobre a rede de blockchain a alcançar o primeiro lugar, a equipe de avaliação escreveu:

“Devido ao seu potencial para suportar aplicações distribuídas comerciais, [o EOS] é considerado pela indústria como um representante típico do blockchain 3.0”.

O Bitcoin foi avaliado com 41,6 pontos, na escala de tecnologia fundamental, mas pontuou relativamente bem em inovação (35 pontos).

Fonte: Coindesk