Casos de uso Mercado Tecnologia

Dubai vai fazer registro de propriedades em Blockchain

Postado por em 9 de outubro de 2017 , marcado como , ,

Dubai continua sua jornada para se tornar a cidade mais inteligente do mundo. Depois de planos para lançar sua própria criptomoeda, o Departamento de Propriedades de Dubai (DLD, do inglês Dubai Land Department) será o primeiro órgão público do mundo a operar 100% em Blockchain.

De acordo com sites locais de notícia, a iniciativa será anunciada no GITEX Technology Week 2017, evento de tecnologia que decorre do dia 8 a 12 de outubro na cidade, com o slogan de “simples, seguro e rápido”, se entitulando como a primeira solução desse tipo no segmento de imóveis no mundo.

A iniciativa reúne uma série de empresas parceiras, incluindo a IKEA, a Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA, do inglês Dubai Electricity & Water Authority) e a wasl Asset Management Group, uma das maiores imobiliárias da região.

Como funcionará o Blockchain para imóveis em Dubai

O sistema em Blockchain criado pela DLD vai registrar todos os contratos, incluindo aluguel, energia elétrica, telecomunicações e todas as contas relacionadas ao imóvel. Através do cartão de identidade ou visto de residência, os moradores poderão fazer consultas e pagamentos de forma totalmente eletrônica.

Além disso, empresas filiadas poderão usar as informações disponíveis no Blockchain para otimizar a comodidade entre os residentes. Um exemplo é a wasl Asset Management Group, que vai usar esse ambiente para gerenciar contratos de locação e venda totalmente sem papel.

A iniciativa faz parte da Estratégia Blockchain para Dubai e visa torná-la na cidade mais inteligente do mundo, tendo todas as suas transações feitas de forma eletrônica, sem papel, até o ano de 2020.

Butti bin Mejren, diretor da DLD, concluiu sobre o projeto: “Blockchain, como o nome sugere, é muito semelhante a uma cadeia longa em que cada parceiro serve como um loop, com toda a cadeia fornecendo todos os serviços em um único local. Nós garantimos que todos os procedimentos serão totalmente integrados para que os clientes não tenham que se mover entre diferentes centros de serviços para concluir os procedimentos. Nosso objetivo é unir todos os serviços de imóveis e departamentos em uma única plataforma. Esperamos concluir o nosso projeto no ano 2019-2020 e estamos interessados em atrair o setor privado, particularmente aquelas que já são parceiras ou atualmente trabalham com instituições governamentais de Dubai “.