NFT

CS:GO passa a vender skins em NFT

Postado por em 15 de December de 2021 , marcado como

Se você se amarra em jogos digitais, como Counter-Strike, tem de ficar por dentro dessa notícia sensacional. A partir de hoje, dia 10 de dezembro, a CS:GO irá vender diversos trajes de times e de parceiros da liga em criptoativos em NFT. A iniciativa foi lançada nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro e os usuários, jogadores e público interessado poderão adquirir os criptoativos em Ethereum – ETH.

Os ativos, de acordo com o marketplace de CS:GO podem chegar a valores de 3,5 mil reais – o conjunto completo do traje de um time – o que equivale a 0,15 ETH. Já as luvas têm o valor inicial de 0,05 ETH, o que custa cerca de 1,1 mil reais. Todos os ativos são itens que podem ser colecionados e, por serem NFTs, têm seu próprio valor de mercado.

No momento do lançamento, que ocorreu hoje, às 13h – no horário de Brasília, os investidores interessados puderam fazer suas ofertas iniciais. Vale lembrar que todos os itens são limitados e, segundo a lei mais tradicional do mercado, de oferta e de demanda, quanto mais escasso um item, maior o seu valor ganha no mercado. Dessa forma, conforme os artigos forem vendidos no marketplace da ESL – ou, ainda, na própria OpenSea ­– mais valor eles ganharão com o tempo.

Saiba mais: Conheça a Zodiac NFT: primeiro plataforma que apresenta artes em 3D

O mercado de NFTs: o que aprendemos com a entrada de gigantes como CS:GO?

O mercado de NFTs passa por um momento de grande ascensão e interesse popular, o que formam uma potente combinação para o sucesso. Em 2021, até o mês de novembro, o mercado de NFTs já tinha movimentado mais de 17 bilhões de dólares. Apenas no primeiro semestre de 2021, o mercado já tinha um movimento expressivo, de 2,5 bilhões de dólares.

Dessa forma, a entrada de grandes séries clássicas de jogos para o universo dos NFTs é mais do que esperada e supera, de uma vez, a lógica em que os ganhos, da parte do jogador, são apenas relacionados à possibilidade de ele se divertir ou não. A lógica de termos jogos baseados em NFTs é a de fazer com que os jogadores explorem de forma econômica tecnologias como a blockchain, protocolos DeFi e até mesmo os tokens não fungíveis.

No entanto, ainda que seja essa a maneira mais comum de se observar os NFTs – por meio dos jogos, no caso, que estão dando conta de colocar essa tecnologia realmente na boca do povo -, vale sempre lembrar que as possibilidades são muito maiores do que essa, apenas.

O mercado de NFTs pode tokenizar absolutamente qualquer coisa que esteja ao nosso redor, de uma simples bolsa, carro, casa ou um tênis. Sim, um tênis. Gigantes do mercado da moda, como a Adidas, por exemplo, já observam esse mercado com muito interesse. E, dessa forma, a chegada de CS:GO a esse mercado também é vista com bastante naturalidade. Afinal, tokenizar qualquer coisa agora é uma realidade. E, mais do que isso: ganhar dinheiro com ela é, muito mais do que real. É algo que está a poucos cliques de distância das nossas carteiras virtuais.

Saiba mais: Prêmio Multishow distribui NFT grátis

O que é, de fato, um NFT?

Um NFT é um token não fungível. Esse token é um tipo de ativo único – que contém, inclusive, um número exclusivo associado a ele, que o torna, portanto, um ativo exclusivo. Ele pode ser aplicado a qualquer coisa e, a depender do que é, pode se tornar muito valioso. Um caso que chamou a atenção do mundo foi, por exemplo, um quadro digital que foi vendido por 69 milhões de dólares, do artista Beeple.

Na prática, podemos compreender um NFT como um item colecionável, único, verificável e que tem uma negociação bastante simples. Você o compra, fornece o número de uma carteira digital e o recebe, enquanto ativo, nela. Depois disso, você pode fazer o que quiser com ele. Vendê-lo, alugá-lo ou qualquer outra coisa que deseje.

Em termos mais técnicos, um NFT é um pedaço de um conteúdo digital vinculado à blockchain, que é como um banco de dados digital que sustenta criptomoedas e contratos inteligentes, que pode ser, por exemplo, a blockchain do Bitcoin ou mesmo da Ethereum, as duas criptomoedas mais famosas – e as principais – do mercado criptográfico. No entanto, uma moeda é um ativo fungível, que pode ser trocada, substituída ou mesmo vendida a um valor exatamente igual ao que ela tem. É o caso de uma moeda de um real.

Já um NFT é único e não é intercambiável. Não haverá no mercado nenhum outro com o seu valor e, por isso, ele não pode ser simplesmente substituído.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!