Geral

Crypto: Tudo o que você sempre quis saber, mas nunca te contaram

Postado por em 15 de December de 2021 , marcado como

O que é, afinal, o universo crypto? Com a popularização de moedas, NFTs, metaversos, fan tokens, protocolo DeFi e tantas outras coisas, essa, talvez, tenha sido a palavra do ano de 2021. E, olha… promete ser também a de 2022, sobretudo por conta de como o mercado crypto se comportou em 2021, tendo um aumento substancial não só em investimentos, mas em usuários, em projetos e em tantas novidades que cercaram o mercado de fato.

Agora, de forma bem sucinta, chegou a hora de te “preparar” para o ano que há de vir, para as suas novidades e, talvez, até mesmo trazer para esse time que não para de crescer mais um investidor.

Saiba mais: Visa lança serviço de consultoria sobre criptomoedas para parceiros

O que é crypto? Como isso se mistura com economia?

Crypto pode ser a forma mais simplificada de falarmos sobre criptoativos. Criptoativos são ativos virtuais que recebem proteção por protocolos criptográficos, presentes, de forma exclusiva, em registros digitais. Por ser totalmente digital, todas as operações realizadas no que chamamos de criptoeconomia são, necessariamente, armazenas e executadas em redes de computadores.

Ok, até aí não temos grandes novidades em relação à economia tradicional. No entanto, o que difere tanto a criptoeconomia da economia tradicional é o fato de ela utilizar tecnologias descentralizadas para as suas operações financeiras, diferente, portanto, daquilo que acontece em uma rede bancária.

Assim, toda transação é pública e validada por sistemas bastante avançados, que só “permitem” que a transação em si ocorra quando há o consenso dos monitores da rede. Dessa forma, podemos dizer que as transações que ocorrem com criptoativos são muito seguras. No entanto, praticamente irreversíveis, uma vez que, para ocorrer, a transação já foi validada anteriormente.

Tipos de criptoativos

O universo crypto tem diversos tipos de ativos. Você, certamente, já ouviu falar de diversos deles, como criptomoedas e NFTs, por exemplo. A seguir, você confere, em linhas gerais, o que é cada um deles.

Criptomoedas

As criptomoedas são criptoativos que funcionam como o real ou o dólar, por exemplo. São úteis para transações financeiras que ocorrem no mundo virtual, com a diferença de que são válidas em qualquer lugar do mundo. No entanto, vale frisar que elas são virtuais. Que não existem fisicamente, portanto. Existem diversas criptomoedas e você já deve ter ouvido falar do Bitcoin e da Ethereum.

NFTs

NFTs são artigos crypto. A sigla é “token não fungível”. Ou seja: não há qualquer outro igual a ele em qualquer lugar do mundo crypto. Podem ser diversos ativos, como artes, personagens ou itens de jogos digitais.

Saiba mais: Cashback Inter: Saiba o que é que e como usar esse benefício

Smart Contracts

São os chamados “contratos inteligentes”, que têm a mesma função de um contrato físico. Ou seja: eles firmam um acordo entre duas partes. A grande diferença, no entanto, é que eles são autoexecutáveis. Isso quer dizer que eles não podem ser nem extraviados, nem adulterados e que, em um determinado dia e hora, eles serão executados. Assim, são seguros e absolutamente confiáveis.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!