Geral

Crypto.com apresenta queda de 30% no valor do seu token e desiste de diminuir as recompensas para clientes do seu cartão de crédito

Postado por em 4 de May de 2022 , marcado como

A Crypto.com é, atualmente, a sexta maior exchange voltada para o mundo dos criptoativos em todo o mundo. No entanto, isso não impediu que fizesse uma tremenda besteira em relação seu marketing, ao decidir reduzir os rendimentos que seu cartão de crédito fornecia aos seus usuários enquanto um sistema de pontos, que eram pagos em seu token, o CRO. Desde a decisão fatídica, o token da exchange despencou cerca de 30% em seu valor de mercado.

Ao decidir reduzir nas recompensas por staking do token CRO, que era pago aos clientes da exchange quando utilizavam seu cartão de crédito, a Crypto.com viu seu token ter uma redução assustadora: mais de 30% em termos de valorização.

A exchange de criptomoedas pagava aos seus clientes do seu cartão de crédito pré-pago uma porcentagem da utilização dos seus limites em forma de tokens CRO, que são nativos da própria plataforma de negociação de criptoativos.

No último domingo, no entanto, em uma publicação em seu blog, a exchange explicou que reduziria as recompensas pagas aos seus clientes em 69,5 para 100% no cartão Midnight Blue, que é o considerado como inicial em seu ecossistema. Essa decisão foi justificada como uma forma necessária para manter a sustentabilidade desse sistema de pagamentos a longo prazo.

Já o seu cartão Obsidian, que tem o nível mais elevado dentro do ecossistema – e que exige pelo menos 400 mil dólares aplicados em CRO – teve as suas recompensas reduzidas de 8 para 5%.

Essas mudanças, de acordo com a exchange, passam a ter validade a partir do dia primeiro de junho.

No entanto, como era de se esperar, a notícia desagradou – e muito – os seus investidores.

Saiba mais: Banco Central sofre novo vazamento de dados e quase 2 TB são roubados

Decisão da Crypto.com coloca seu sistema de vantagens em cheque e lança desconfiança no mercado de criptoativos

A decisão da exchange em derrubar as taxas de rendimento dos usuários dos seus cartões de crédito pré-pagos não foi recebida de forma positiva pelo mercado.

Além das taxas de recompensa que eram pagas a quem mantivesse os tokens CRO devidamente armazenados em seus cartões – o que era um staking, por assim dizer –, a exchange também definiu limites de compensação para seus clientes, que foi estipulado em três níveis.

O primeiro nível, que será o Ruby Steel, terá rendimentos mensais limitados a não mais do que 25 dólares, enquanto os outros dois, Royal Indigo e Jade Green, terão seus limites de rendimentos mensais ajustados em até 50 dólares.

A irritação entre os usuários do mecanismo de recompensa não foi nada, mas nada mesmo pequena e indiferente. O movimento repentino da exchange, que alterou seu sistema de recompensas, deixou o mercado em choque.

O resultado disso é que diferentes apostadores consideraram a mudança uma das coisas mais idiotas que o mercado já viu.

Muitos deles vieram a público para reforçar isso. Devchart, uma investidora de alta performance, com mais de 170 mil seguidores no Twitter, foi bastante enfática: a exchange foi estúpida ao remover incentivos de staking e essa foi a jogada mais idiota do dia.

Mas não demorou muito para a Crypto.com rever a sua decisão e, ainda nessa terça-feira, o CEO da exchange, Kris Marszalek, foi também ao Twitter para afirmar que as mudanças que foram planejadas seriam reajustadas, a fim de manter a exchange em uma abordagem um pouco mais equilibrada, refletindo os interesses dos seus milhares de clientes que se beneficiavam diretamente do sistema de pontos.

Saiba mais: Doge Trust: Gerenciadora de criptoativos pretende lançar um investimento em Dogecoin

Novas mudanças vêm a caminho antes da implementação das, até então, novas mudanças?

Ok, isso pode parecer estranho, mas, sim: antes mesmo de serem implementadas, as mudanças já mudaram e, agora, a Crypto.com pretende fazer com que os seus membros privados, que têm feito a utilização de cartões Obsidian, Icy White e Frosted Rose Gold teriam um rendimento de caráter anual, que seria de 8%.

Já os usuários de cartões Royal Indigo e aqueles que utilizam o Jade Green teriam um rendimento anual de, pelo menos, 4%.

Embora esse reajuste não tenha sido comunicado oficialmente pela exchange, é bastante provável que essa postura seja adotada, dado que eliminar de forma total as taxas de ganho por staking dos cartões seria, como foi dito por investidores, um grande tiro no pé, fazendo com que, ao longo do tempo, os usuários acabassem por abandonar essa forma de investimento.

 

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!