Mercado

Bill Gates investe em criptomoeda? Confira tudo o que o bilionário acha sobre criptos

Postado por em 11 de August de 2022 , marcado como , ,

O empresário cofundador de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Microsoft, sempre foi um ferrenho crítico das criptomoedas e dos NFTs e vem firmando que ativos financeiros são aqueles que vêm direto de fábricas, fazendas ou bancos. Apesar das suas duras críticas a esse sistema econômico, de forma geral, o empresário afirma que também não investe contra esse tipo de ativo financeiro digital.

Já foram muitas as ocasiões em que Bill Gates utilizou a importância do seu nome para o mercado para criticar de forma pública e bastante incisiva as criptomoedas e os NFTs, sendo considerado alguém que não é nada fã desse tipo de criptoativo.

Em junho, por volta da segunda semana do mês, o cofundador da Microsoft deu mais uma declaração considerada polêmica sobre criptoativos após ser indagado se investe ou não nesse tipo de ativo financeiro.

De acordo com Bill Gates, os NFTs seriam algo como “100% baseados na teoria do tolo maior”.

Saiba mais: Criptomoedas meme que podem valorizar até 100x ainda em 2022

A teoria do tolo maior citada por Gates

Essa teoria de que falou Bill Gates já foi utilizada de forma bastante semelhante por Keynes, um dos maiores nomes da economia no mundo.

A teoria do mais tolo é reconhecida como a crença de um investidor mantém quando adquire um ativo que está, aparentemente, valorizado acreditando que, no futuro, poderá vender o ativo com uma taxa de maior valorização.

De acordo com a teoria do mais tolo citada por Gates esse investidor que adquire um ativo supostamente valorizado acredita que sempre há um investidor mais tolo que irá fazer a compra no futuro, ainda que, no futuro, supostamente o ativo tenha se valorizado ainda mais.

A teoria do mais tolo ou, ainda, do tolo maior, sempre diz respeito ao fato de que alguém não compra um ativo imaginando o valor que ele de fato tem e, sim, imaginando o valor que ele terá no futuro e que, consequentemente, espera-se que seja maior do que o valor no presente.

De acordo com Ricardo Torres, economista brasileiro, essa teoria do tolo maior ou, ainda do mais tolo, é comumente observada em cenários financeiros mais especulativos, em que se apresenta um movimento de força compradora.

Isso aconteceu no começo dos anos 2000, quando diferentes empresas cujo produtos e serviços eram baseados na Internet passaram, em questão de meses, a valer bilhões de dólares e que, depois, passaram a valer quase nada.

Saiba mais: Melhores apostas de investimento listadas pelo Wall Street Bets

Bored Ape Yacht Club entra na mira de um dos homens mais ricos do mundo

Logo depois de falar dessa teoria do mais tolo, Gates passou a tratar especificamente de NFTs e, rapidamente, a coleção mais valiosa de todos os tempos, Bored Ape Yatch Club entrou na lista das críticas do cofundador da Microsoft.

Segundo Bill Gates, a coleção de macacos que tinha valor inicial de 280 mil dólares e que hoje vale milhões de dólares “vão melhorar imensamente o mundo”, em um tom irônico e bastante despretensioso.

Vale sempre lembrar que Gates tem seu foco voltado para a filantropia e atua em causas sociais por meio da sua fundação Bill & Melinda Gates. No último mês de julho Gates doou cerca de 20 bilhões de dólares para a fundação e afirmou que quanto mais olha para o futuro da humanidade mais reafirma a ideia de que pretende doar toda a sua riqueza para a fundação que criou junto de sua ex-esposa, Melinda Gates.

Gates está certo ou só não está enxergando o futuro da economia como muitos não enxergaram o futuro da Internet nos anos 90?

Da mesma forma que hoje as opiniões de Bill Gates a respeito das criptomoedas e dos NFTs soam, soaram, há cerca de 20 anos, as opiniões de investidores mais conservadores sobre uma tecnologia que estava dando seus primeiros passos, mas que, rapidamente, ganhou todo o mundo: a Internet.

Ainda que possam parecer coisas bastante diferentes, quando olhamos para a história da Internet também encontramos bastante desconfiança e muita gente falando que não, não é possível que isso seja o futuro da humanidade – ou uma forma de futuro.

Hoje, no entanto, dependemos dela para quase tudo e todas as nossas informações, desejemos ou não, estão nela.

Assim, fica sempre esse grande questionamento pairando pelo ar: pessoas como Gates estão certas a respeito das criptomoedas ou estão, de alguma forma, apenas resistindo ao futuro?

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!