Investimentos Mercado

Banco Central da Rússia comemora o sucesso do piloto de ICO oficial

Postado por em 12 de setembro de 2018 , marcado como , , , , ,

Uma plataforma reguladora operada pelo Banco da Rússia concluiu, com sucesso, o lançamento piloto de uma Initial Coin Offering (ICO), segundo uma autoridade do banco central do país.

Banco Central da Rússia comemora o sucesso do piloto de ICO oficial

(Foto: Pixabay)

Em um pronunciamento no Fórum Econômico Oriental, em Vladivostok, Ivan Semagin, vice-diretor de desenvolvimento de mercados financeiros do Banco da Rússia, revelou que o experimento foi bem sucedido, apesar de alguns contratempos legais.

“Recentemente foi realizado um experimento para conduzir uma ICO…  tecnicamente tudo ocorreu bem, mas alguns problemas do ponto de vista legal surgiram”.

No entanto, o funcionário não explicou quais eram essas preocupações jurídicas.

ICO oficial

Em maio desse ano, o Banco Central revelou uma parceria com o maior banco de varejo da Rússia, o Sberbank, e com o National Settlement Depository. A comunhão foi formada para testar a emissão de uma ICO em uma plataforma operada pela autoridade central.

A plataforma faz parte de uma sandbox desenvolvida e operada pelo Banco da Rússia para incentivar os pilotos de novos produtos e serviços financeiros sem o ônus da regulamentação.

Dessa foram, os tokens foram registrados, transacionados e liquidados na infraestrutura da NSD, a mesma tecnologia utilizada pelas bolsas de valores do país.

A NSD serviu como custodiante enquanto que o Sberbank CIB, braço corporativo de investimento do gigante bancário, participou como investidor-chefe na oferta de moedas do Level One – um site de conferências comerciais baseado em Moscou.

Após investir milhões em títulos comerciais na blockchain da expressiva companhia de telecomunicações russa, MTS, o diretor do Sberbank CIB, Igor Bulantseve, revelou que o banco tinha visto muito interesse de captação de recursos com ICOs entre seus clientes.

“O Sberbank CID considera o mercado russo de ICO muito promissor”, disse ele na época. “Muitos clientes do Sberbank estão interessados nesse tipo de investimento e planejamos promover esse serviço proativamente assim que o quadro legislativo apropriado entrar em vigor; seremos um dos impulsionadores para institucionalizar e popularizar esse tipo de transação”.

Fonte: CCN