ICO Mercado

Arrecadação de ICO atinge marco histórico de $ 4 bilhões

Postado por em 15 de dezembro de 2017 , marcado como , ,

A captação de Initial Coin Offering (ICO) passou por outro marco histórico esta semana, superando $4 bilhões, alguns dias após Jay Clayton, presidente da U.S Securities and Exchange (SEC) expedir uma declaração que, essencialmente, acusou a vasta maioria dos organizadores de ICO de violar regulamentações do governo federal de valores mobiliários.

(Foto: The Astana Times)

De acordo com pesquisas da fintech Autonomous NEXT, os ICOs teve um crescimento de mais de $ 4.2 bilhões em 2017, eclipsando os $ 265 milhões do período entre 2014 e 2016.

Ao contrário dos anos anteriores, os fundos foram distribuídos para uma variedade de tipos de projetos, com os investimentos voltados, principalmente, para as indústrias tecnológica (a exemplo dos novos blockchains) e financeira.

No entanto, apesar de se configurar com um novo recorde em anos para as ICOs, os dados indicam que o recente modelo de capitação de recursos pode ser a entrada na segunda parte de um ciclo hype.

De acordo com o serviço de rastreamento de ICO, CoinSchedule, o fervor atingiu um pico em setembro, quando – estimulado pela grande venda de $ 257 milhões da Filecoin – ICO levantou mais de $ 800 milhões. Aproximadamente, $ 600 milhões foram arrecadados em três diferentes meses: Junho, julho e outubro, mas a captação de fundos registrou um acentuado declínio em novembro.

Cenário do ICO em 2017

(Foto: CoinSchedule)

Existem diversas possibilidades para este cenário. A primeira é que, dado o meteórico 4˚ trimestre do bitcoin, muitos investidores estão hesitantes em sacrificar potenciais ganhos que eles podem fazer ao reter a moeda digital – especialmente se isto significar colocar apostas em ativos que talvez não apresentem significativos ganhos por meses ou mesmo anos.

Outro potencial fator é que os investidores estão começando a ver os ICOs com mais atenção. Não só os múltiplos projetos acabam sendo fraudulentos, mas até mesmo projetos bem populares, como o Tezos, foi atacado em lutas internas de gerenciamento, ocasionando atrasos nas metas de desenvolvimento e múltiplos investidores recorrendo a ações judiciais de ação coletiva.

Finalmente, o SEC começou a reprimir as vendas de token incompatível, fazendo com que os organizadores tivessem uma abordagem mais cuidados ao lançar ICOs.

Mercado de ICO em fase de amadurecimento

Lex Sokolin, da Autonomous NEXT acredita que a redução do financiamento é uma indicação de que o mercado de ICO – e seus participantes – está amadurecendo.

“Agora está mais difícil obter financiamento em comparação ao cenário anterior, então o comportamento médio esfriou diante de qualquer projeto específico, Relatou Sokolin ao Business Insider. “Mas apesar de tudo, os ICOs estão se tornando mais maduros, seja nos modelos operacionais, nos códigos ou na abordagem regulatória”

Esta maturidade pode diminuir o financiamento em curto prazo, mas provavelmente trará frutos a longo prazo. Devido a crescente supervisão regulatória, diversas empresas consolidadas estão construindo infra estrutura para ajudar startups no lançamento de ICOs de forma adequada. O serviço de Crowdfunding Indiegogo recentemente lançou uma plataforma de ICO que suporta tanto utilidades quanto tokens de segurança, e um dos pioneiros está construindo um mercado de token compatível que permitirá às startups venderem com equidade aos investidores.

Fonte: CryptoCoins News