Geral

Anchor Protocol: Há esperança de recuperação para o maior protocolo do ecossistema Terra?

Postado por em 24 de May de 2022 , marcado como , , , ,

O Anchor Protocol foi, por muito tempo, o maior protocolo do ecossistema Terra. No entanto, com o colapso do UST e do LUNA, seus dias parecem mesmo estar contados. O protocolo, que já teve uma capitalização de mais de 16 bilhões de dólares e que prometia lucros de até 20% para seus investidores, agora amarga sua total falência. Ainda assim, são investidores de todo o mundo que se perguntam se há chance de sua recuperação.

Ainda em março foi noticiado que o Anchor Protocol tinha saltado 200% em sua valorização de mercado e capitalização, muito disso impulsionado pela lucratividade fora do normal quando analisado qualquer outro tipo de DeFi. Não é por nada que o Anchor Protocol fez com que o ecossistema Terra ganhasse a proporção que ganhou.

Sua comunidade era um mundo à parte do próprio ecossistema Terra, tanto que seu público criou até mesmo um plano alternativo para que o derretimento e falência do UST – o que acabou ocorrendo de fato – fosse impedido.

No último dia 11, depois de ter perdido a paridade com o dólar, o UST chegou a ser negociado a 0,34 dólares. Hoje, dia 23 de maio, segundo dados do mercado às 22h10, o valor da stablecoin é de apenas 0,06 centavos de dólar.

Ainda assim, mesmo em face dessa queda terrível que se abateu sobre todo o ecossistema Terra, a comunidade do Anchor Protocol não está medindo esforços para buscar por formas de retomar a paridade da stablecoin UST com o dólar.

Saiba mais: Coreia do Sul convoca Do Kwon, desenvolvedor da Terralabs para uma audiência em relação ao colapso do LUNA

Por dentro do plano de recuperação da paridade do UST com o dólar criado pela comunidade do Anchor Protocol

A proposta de recuperação do Anchor Protocol foi criada por Daniel Hong, um dos membros da Terraform Labs e, até então, uma das figuras mais influentes da comunidade Terra.

Bem parecida com a proposta lançada por Do Kwon, o CEO da Terraform Labs, a proposta ainda tem algumas diferenças que são bastante relevantes e podem alavancar o processo de recuperação do ecossistema Terra.

A mais impactante dessas medidas é a redução dos juros vinculados aos contratos de depósitos, o que impacta diretamente nos rendimentos em UST daqueles que aplicam no Anchor Protocol.

O Anchor Protocol é uma plataforma de finanças descentralizadas, em que ocorria, até então, grande parte de todas as negociações feitas no ecossistema Terra, muito em parte por conta da taxa de juros que eram pagas aos seus investidores, que chegava, muitas vezes, a 20% do valor dos rendimentos.

No entanto, com o colapso do ecossistema Terra, que teve origem na perda de paridade da stablecoin UST com o dólar, o valor de mercado do protocolo caiu de 18 bilhões de dólares para, “apenas”, 3 bilhões.

Essa perda fez com que o protocolo se tornasse completamente inviável para a operacionalização, ficando congelado seus rendimentos pagos aos investidores.

É frente a isso que o plano de recuperação do Anchor Protocol é tão urgente e envolve as seguintes medidas:

Saiba mais: SFUND será listado na principal exchange global de criptomoedas Huobi Global

Medidas de recuperação do protocolo DeFi mais popular do ecossistema Terra

Dentre as medidas anunciadas no fórum da comunidade do Anchor Protocol se destacam algumas propostas bastante interessantes, que vamos enumerar a seguir:

Aumento do pool e redução do tempo de recuperação dos investimentos realizados

Essa é uma alternativa para fazer com que a liquidez dos ativos do ecossistema Terra seja mantida. Para isso, a proposta é de aumentar o pool de apostas de 50 milhões de SDT – Direitos Especiais de Saque – para 1 bilhão de SDT. Em relação ao tempo de recuperação, a proposta é de que se reduza de 36 blocos, que é o tempo atual, para apenas um bloco.

Redução da taxa de juros

A grande estrela do Anchor Protocol sempre foi, sem dúvida, a sua atraente taxa de juros, que chegava a 20% do valor aplicado no protocolo DeFi. Nessa proposta da comunidade do ecossistema Terra, a taxa de juros deveria cair para apenas 3,5%, o que é um valor bastante compatível com o mercado, embora seja relativamente baixo quando comparado ao valor anterior.

Além disso, a taxa máxima de depósito também deveria ser alterada para 5,5%.

Dessa forma, ainda que temporariamente, a taxa de retorno do Anchor Protocol não iria superar a casa dos 4%.

Todas essas propostas de redução têm a justificativa de que os investidores não irão recuperar a confiança no protocolo, ainda fazendo saques significativos, o que impede sua reestruturação.

Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!