Crypto Trading Bots Obtenha o máximo em trading de criptomoedas com a 3commas
Mercado Tecnologia

Alibaba divulga uso bem-sucedido da tecnologia blockchain para dados logísticos

Postado por em 8 de março de 2018 , marcado como , , , , , , ,

A Lynx International, uma subsidiária da gigante de e-commerce Alibaba, anunciou recentemente a integração bem- sucedida da tecnologia blokchain no negócio de logística transfronteiriça.

Alibaba blockchain

(Foto: Pixabay)

De acordo com a empresa, o sistema baseado em blockchain controla todas as informações relevantes sobre um carregamento importado, incluindo detalhes sobre o produto, método de transporte, alfândega, inspeções e verificação de terceiros.

“Embora o conceito de blockchain tenha começado recentemente, ele possui uma ampla gama de aplicações. Nós acreditamos firmemente que esta é uma tecnologia baseada na internet, e não uma ferramenta para especulação de moedas”, observou Tang Ren, diretor técnico da companhia.

Imutabilidade é principal trunfo do blockchain

Como é típico para qualquer sistema baseado em blockchain, uma vez que o dado é registrado, ele pode ser recuperado e examinado, mas nunca modificado.

A imutabilidade do blockchain é um das principais razões pelas quais temos visto um uso irrestrito nas criptomoedas.

Assim, por extensão, qualquer sistema que emprega a tecnologia pode desfrutar dos benefícios de segurança e da natureza confiável.

A aderência da Alibaba à tecnologia blockchain não necessariamente quer dizer que a empresa tenha qualquer inclinação para as criptomoedas.

Não faz muito tempo, em dezembro de 2017, que o fundador, Jack Ma, disse que enquanto ele não tinha interesses pessoais ou comerciais na classe de ativos, sua companhia estava fazendo significativos avanços com a tecnologia blockchain.

Dado que a Alibaba é detentora da Taobao e do AliExpress, dois grandes sites de compras online que atende tanto a China quanto o resto do mundo, faz sentido que a sede esteja tentando simplificar seu processo de logística.

Ao lado de negócios de importação, Alibaba também lançou programas com base em blockchain para as indústrias de saúde e controle de qualidade alimentícia.

Atualização do aplicativo permite conferir rastreamento

Algumas reportagens sugerem que o aplicativo móvel da Taobao foi atualizado com links para “exibir informações de rastreamento dos produtos”.

Quando clicado, qualquer informação disponível para o produto será exibida, permitindo que o usuário tenha garantias de que o objeto em questão foi importado de forma legítima.

Até o momento estima-se que mais de 30 mil produtos importados tiveram seus detalhes registados no sistema de blockchain da empresa.

Tang também confirmou que o processo de rastreamento da informação começa antes que os produtos cheguem ao país. Conforme ele ressalta:

“Quando esses produtos são enviados do exterior para a China, os dados logísticos já começaram a seguir o blockchain”.

Fonte: CCN

loading...