Nos últimos 18 meses, o blockchain saltou para o cenário mundial e se apresentou como a solução para muitos dos problemas mais urgentes do setor de tecnologia.
(Foto: Pixabay)
Todo esse entusiasmo criou uma demanda crescente por empregos relacionados ao sistema. De acordo com a Upwork, uma plataforma global para freelancers, as habilidades relacionadas ao blockchain foram as mais demandadas no primeiro semestre de 2018.
Além disso, o TechCrunch noticiou que “os empregos relacionados ao blockchain são considerados o segundo crescimento mais rápido no mercado de trabalho atual, com 14 vagas para cada desenvolvedor”.
É claro que aqueles que buscam trabalhar com o blockchain seguirão um caminho diferente do que os empreendedores de tecnologia que vieram antes deles.
O que essa recente indústria precisa é de pessoas que estão continuamente desenvolvendo suas habilidades e se mantendo atualizadas com os avanços do setor. Com isso em mente, qual a melhor maneira de estabelecer estrategicamente uma carreira na tecnologia blockchain? É sobre isso que iremos falar hoje.
O blockchain é diferente de qualquer outra tecnologia disponível e entender suas particularidades é um elemento fundamental.
Recursos como descentralização, contratos inteligentes e Dapps são mais do que apenas termos usuais. Eles são a essência do blockchain e qualquer profissional bem sucedido na área deve compreendê-los intimamente.
Algumas habilidades técnicas também formam a base de um desenvolvedor blockchain. JavaScript, para desenvolvimento web, e Solidity, uma linguagem de programação popular para construção de contratos inteligentes, são boas formas de começar.
Essas habilidades não apenas ajudam com a educação em blockchain, mas também capacitam os alunos a serem freelancers como web designer, enquanto aprendem a desenvolver sua destreza relacionadas a cadeia de blocos.
Nesse caso, um nível de educação formal pode ser útil. O que não quer dizer que os aspirantes a desenvolvedores precisam frequentar uma faculdade. Em vez disso, as plataformas de educação online oferecem cursos abrangentes.
Os ativos estão cada vez mais presentes online, ressaltando a importância da criptografia. O blockchain é exaltado por sua capacidade de proteger e assegurar esses ativos e a criptografar o sistema é fundamental para tornar isso possível.
A falha no emprego correto da criptografia pode significar desastrosas consequências para as empresas que dependem dessa segurança.
A notícia boa é que o treinamento em criptografia está disponível online em plataformas confiáveis como a Coursera e o Udacity.
A computação distribuída não é apenas mais uma teoria. Em uma era onde a confiabilidade e a segurança são dois dos problemas mais frequentes, a computação distribuída representa a solução do blockchain.
No entanto, isso está longe de ser uma prática superada. Ainda existem muitas áreas que precisam de soluções.
Por exemplo, questões de escalabilidade e consumo excessivo de energia continuam afetando sua implementação.
Alunos da tecnologia blockchain precisam estudar o problema para que possam, mais tarde, começar a remover esses obstáculos.
Existem centenas de novos projetos de criptomoedas e estar atento as comunidades ativas que os circundam ajuda a estimular seu crescimento e popularidade. Gerenciar essas comunidades pode funcionar como um mecanismo de treinamento para estudantes de blockchain.
Se aproxime de startups de blockchain respeitáveis e ofereça seus serviços de gerenciamento da comunidade, que incluem: organização de eventos, mediação das discussões e outras atividades voltadas para o engajamento.
Embora essa não seja uma habilidade perceptível, é uma ótima oportunidade para estabelecer networking. Além de obter insights pessoais sobre a indústria e sua comunidade.
É um caminho tangível para começar a participar de uma carreira baseada em blockchain.
O mercado de blockchain está prosperando e aqueles que procuram se envolver encontrarão seu próprio caminho para o sucesso.
Em vez de passar anos em uma instituição acadêmica se preparando para uma carreira no ecossistema do blockchain, essas estratégias DIY (Faça Você Mesmo) podem agilizar o processo e torna-lo viável para praticamente qualquer pessoa que tentar se destacar. A indústria está florescendo e o mercado está aí para ser preenchido.
Fonte: Entrepreneur
Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!