2021 foi um ano impressionante para o mercado de criptomoedas, blockchain e jogos em NFT. Mas o que mais ganhou terreno nessa história toda, sem dúvida, foi a criptomoeda mais charmosa e simpática de todos os tempos. Bitcoin? Que nada. Estamos falando da Shiba Inu.
Enquanto muitas, muitas mesmo, criptomoedas atingiram suas máximas históricas, sobretudo as mais tradicionais, como Bitcoin e Ether, outras altcoins tiveram altas ainda mais impressionantes, como o caso da Shiba Inu. As moedas meme, categoria da qual a Shiba tem origem, tiveram movimentações realmente incríveis nesse ano. Em parte, esses movimentos são alavancados por conta, justamente, das cripto mais famosas, mas isso não explica tudo quando se trata dessa gracinha em forma de ativo financeiro.
A concorrente direta de outra altcoin, a Dogecoin, teve uma grande disparada em outubro de 2021. Isso fez com que ela chegasse – e se mantivesse – no top 10 de todas as categorias de ativos digitais campeões em capitalização de mercado. Ainda que esse feito não tenha sido o suficiente para mantê-la até agora no top 10, é irrecusável o fato de que ela fez milagres por muitas carteiras de ativos.
A SHIB é uma das criptomoedas cunhadas na rede da Ethereum que mais reúne baleias em sua carta de clientes. Dessa forma, ela se torna muito mais popular que o Bitcoin e até mesmo que a Ether, ou, ainda, Dogecoin.
De acordo com dados da CoinMarketCap, apenas em 2021 a Shiba Inu teve mais de 188 milhões de buscas e visualizações. Quer um quadro comparativo? O Bitcoin teve apenas 145 milhões, nesse mesmo período.
Isso faz da cripto um sucesso que anima o mercado, que se torna cada vez mais convidativo para novos projetos de criptomoedas. Apostando alto, a SHIB se torna, cada vez mais, um dos principais ativos de entrada.
Saiba mais: Bored Ape Yacht Club vai lançar play-to-earn
Uma meme coin pode ser definida como uma criptomoeda que não tem uma utilidade específica e nem mesmo um valor inerente. Elas surgem e desaparecem tal como os memes da Internet e, por conta disso, acabam por ser investimentos de alto risco.
Dessa forma, quando pensamos na utilidade de SHIB ou de outra cripto que se encaixa nessa mesma categoria, temos, por definição, um desafio a ser cumprido. Outras criptomoedas podem ser tokens financeiros, podem ser associadas a contratos inteligentes ou até mesmo ser definidas por meio de sua própria rede. A SHIB escapa de qualquer coisa nesse sentido.
No entanto, isso está bem longe de falar que não vale a pena investir nesse tipo de ativo. Muito pelo contrário. Seus ganhos foram obtidos em menos de dois anos. Em apenas um mês o token atingiu uma valorização de 133%. Em quatro dias. Isso faz com que o mercado passe a olhar para esse tipo de ativo com outros olhos. E, inclusive, fazer com que ele se torne algo maior do que uma moeda meme.
Saiba mais: Coleção de NFT do Roberto Dinamite chega ao mercado
Siga o Criptoeconomia nas redes sociais!